CIDADES ACOMPANHADAS


O curso MOB.PI, realizado de agosto a dezembro de 2019, contou com 148 participantes e recebeu como trabalho final 92 planos de ação, realizados individualmente ou em grupos.

Os planos de ação tinham por objetivo estruturar um projeto a ser realizado no município em que o participante residia ou trabalhava, com foco nas temáticas trabalhadas no curso: participação infantil, cidade para crianças e estratégias Urban 95.

No início de 2020, a equipe do MOB.PI e do CECIP começou a desenvolver, juntamente com a Fundação Bernard van Leer, uma extensão do projeto do curso, para impulsionar a implementação de alguns planos apresentados. A proposta definida foi oferecer uma consultoria técnica para 10 projetos. Para isso, definiram-se critérios de seleção entre os 92 planos recebidos:

  • Possibilidades de incidência política junto ao poder público da cidade;

  • Viabilidade de implementação a curto ou médio prazo;

  • Necessidade de aperfeiçoamento em metodologias, teoria ou referências relativas aos temas da participação infantil e Urban 95;

  • Possibilidade de ganhar escala de política pública.

A partir desses critérios, foram selecionadas 9 cidades e 10 projetos a serem acompanhados até setembro de 2020. Confira, abaixo, detalhes sobre essas iniciativas.


A cidade fica a 300km de Campo Grande e seu projeto tem como objetivo realizar melhorias nos caminhos entre a casa e a escola de estudantes do ensino infantil e fundamental.

O município está a 99km de São Paulo. O objetivo do projeto na cidade de Campinas é a criação de um conselho mirim na creche universitária da UNICAMP.

Foz do Iguaçu situa-se na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. O projeto da cidade, desenvolvido no curso do MOB.PI, propõe melhorar a segurança viária no entorno de uma CMEI.

Localizada a 110 km da capital Belo Horizonte, a cidade desenvolveu no curso do MOB.PI um projeto que visa ampliar os espaços de lazer que estimulem o contato das crianças com a natureza.

O objetivo do projeto do município de Jundiaí é a usar a escuta das crianças para qualificar os percursos realizados por elas e terá como projeto-piloto a intervenção no entorno de uma EMEB.

Localizado no interior do Rio Grande do Sul, o município tem por objetivo incluir a participação das crianças na construção da Semana Mundial do Brincar de Novo Hamburgo.

O projeto realizado pelo município no curso do MOB.PI tem o objetivo de incluir o diagnóstico sobre a cidade, feito pelas crianças, no Plano Diretor e no Plano de Mobilidade Urbana.

Idealizado no curso do MOB.PI, o objetivo do projeto em São Luís é promover a participação infantil na capital maranhense e realizar intervenções urbanas na Comunidade do Bonfim.

Há três projetos acompanhados pelo MOB.PI no município, tendo um deles o intuito de formar o poder público acerca da importância da participação infantil; e o outro de promover a participação de crianças através da criação de conselhos gestores em escolas.