jundiaí

Sobre a cidade

Localizado no interior do estado de São Paulo, o município de Jundiaí possui 418.962 habitantes (estimativa IBGE 2019), sendo 20.126 crianças na faixa de 0 a 3 anos (4,80%), 9.865 crianças entre 4 e 5 anos (2,35%), e 50.222 crianças entre 6 a 14 anos (11,99%)*.

Sobre o projeto desenvolvido com MOB.PI

Jundiaí tem, desde 2017, a Política Municipal da Criança na Cidade, dentro da qual o programa "Entre a Casa e a Escola" está inserido. Este programa visa à qualificação dos percursos realizados pelas crianças e terá como projeto piloto a intervenção no entorno da EMEB Luiz Bárbaro, a partir dos planos de ação criados no Mob.PI por Sylvia Angelini, Paula Aleksa Bianch e Juliana Dalbello.

A partir da escuta das crianças e da comunidade escolar, pretende-se realizar o diagnóstico da região e desenvolver melhorias viárias. Com base no projeto realizado nesta unidade, será desenvolvida uma cartilha de soluções e estratégias a serem adotados nos demais caminhos escolares da cidade,e a serem consideradas no desenvolvimento dos planos de bairro do município.

Frentes de atuação:

  • Participação infantil

  • Articulação com poder público

  • Intervenção Urbana

*Dados retirados do Observatório da Criança e do Adolescente, Fundação Abrinq