Urban95

Se você pudesse ver a cidade de uma altura de 95 centímetros – a altura média de uma criança saudável de 3 anos – o que você faria diferente?

Como você organizaria os bairros, os espaços públicos, as áreas verdes, a habitação e o transporte? O que mais você mudaria ou melhoraria na cidade?

Essas são as questões que o programa Urban95, da Fundação Bernard van Leer, pretende responder, em uma estratégia que convida administradores urbanos, prefeitos e urbanistas a inserirem o cuidado com a criança – mais especificamente, com a primeira infância, que vai de 0 a 6 anos – em políticas públicas novas ou nas já existentes.

Ao criar projetos focados no que funciona para crianças pequenas, seus pais, cuidadores e mulheres grávidas, respondem-se aos grandes desafios enfrentados por cidades pelo mundo: poluição, saúde, segurança, mobilidade, resiliência e mesmo a incorporação de tecnologias para uma smart city.

O Urban95 está fundamentado na convicção de que quando os bairros de uma cidade funcionam bem para mulheres grávidas, bebês e crianças pequenas, eles também tendem a promover, além de comunidades fortes, o desenvolvimento econômico.

Focos de ação

A Fundação Bernard van Leer oferece às cidades suporte financeiro e técnico para desenvolver, escalar e implementar inovações economicamente viáveis em quatro áreas:

Espaço público verde, onde as crianças pequenas brinquem sem perigo e explorem a natureza, e para que seus cuidadores se encontrem e descansem.

Mobilidade para famílias, permitindo que cuidadores e crianças pequenas possam caminhar ou andar de bicicleta até serviços de saúde, creches, a espaços de brincadeira, e a fontes de alimentação saudável.

Tomada de decisões com base em dados, coletando dados sobre crianças pequenas e seus cuidadores em cada bairro e usando-os para melhorar a alocação de recursos e facilitar a coordenação entre os diferentes setores.

Formação e suporte para pais: fornecer ideias, informações e sugestões aos pais e cuidadores sobre o desenvolvimento da primeira infância, por meio dos serviços e estruturas já existentes.

Porque a primeira infância

Os primeiros 1.000 dias de uma criança são os mais importantes para sua formação: é quando 90% de seu cérebro se desenvolve. Essas conexões são como a fundação para sua vida, sua saúde e seu aprendizado.

Ter uma base segura para viver esses dias, com ar limpo, espaços verdes, serviços de saúde e educação de qualidade e a curta distância, além de acessibilidade e boa mobilidade para seus pais e cuidadores é essencial para garantir o bom desenvolvimento das crianças – e formar cidadãos integrados com a cidade.

Mais informações

bernardvanleer.org/urban95

facebook.com/urban95cm

instagram.com/urban95cm