são paulo

Sobre a cidade

O município de São Paulo, capital do estado de mesmo nome, possui 12.252.023 habitantes (estimativa IBGE 2019), sendo 620.993 crianças na faixa de 0 a 3 anos (5,07%), 308.775 crianças entre 4 e 5 anos (2,52%), e 1.614.197 entre 6 e 14 anos (13,17%)*

três projetos em curso na cidade desenvolvidos por alunas do curso MOB.PI:

  • Programa de Formação em Lideranças Públicas para Primeira Infância;

  • Conselhos Escolares;

  • Participação das crianças na revitalização da Praça José Felix Lisboa, Distrito de José Bonifácio - Itaquera.

Programa de Formação em Lideranças Públicas para Primeira Infância

O projeto foi desenvolvido pela participante Bárbara Popp, auditora do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. O objetivo do programa é formar gestores e técnicos do poder público sobre a importância da participação infantil e em metodologias de escuta de crianças.

Essa formação será realizada como uma disciplina do curso de pós-graduação sobre políticas para primeira infância e implementação do PMPI (Plano Municipal da Primeira Infância), que está sendo desenvolvido pela Escola do Parlamento do Município de São Paulo.

Frentes de atuação:

  • Formação e sensibilização de gestores públicos e profissionais técnicos

  • Incidência política

Conselhos Escolares

O projeto desenvolvido por Bibiana Tini e Luana Pereira, arquitetas e urbanistas, tem como objetivo promover a participação de crianças de diferentes idades através da criação de conselhos gestores em escolas.

Esses conselhos, criados em diferentes etapas escolares, devem promover a interlocução entre a primeira infância e entre estudantes jovens e adultos, para pensar em intervenções na unidade escolar e em seu entorno. A ação piloto será realizada em uma escola na Zona Norte da cidade, e deve ser ampliada a outras escolas junto às Diretorias Regionais de Ensino (DRE).

Frentes de atuação:

  • Participação infantil

  • Articulação com poder público

  • Incidência Política

Participação das crianças na revitalização da Praça José Felix Lisboa, Distrito de José Bonifácio - Itaquera

O projeto desenvolvido por Maria de Fátima Aranha Totti, Iracema Pereira, Tais D ́Aquino Benicio e Vanessa Campos Silva Pimentel, equipe multidisciplinar, visa a ativação da Praça José Felix Lisboa, em José Bonifácio, zona Leste de São Paulo. A partir da escuta das crianças que vivem no entorno da praça, pretende-se identificar as principais demandas para o espaço e articular uma rede de atores locais para a ocupação e intervenção do espaço.

Frentes de atuação:

  • Participação infantil

  • Articulação com poder público

  • Ocupação do Espaço Público

* Dados retirados do Observatório da Criança e do Adolescente, Fundação Abrinq